Ortodontia

Invisalign

O Invisalign é um aparelho ortodôntico estético feito sob medida, atendendo a necessidade de cada paciente. É similar a uma placa de clareamento dental, o que possibilita que o alinhador seja retirado durante as refeições, ou seja, ele não é um aparelho fixo.

O aparelho Invisalign não possui fios metálicos ou braquetes, o que torna o tratamento ortodôntico mais confortável do que com aparelhos fixos convencionais. Os alinhadores são discretos, pois são transparentes e quase imperceptíveis aos olhos. Ele é de fácil adaptação e o tratamento com Invisalign é mais rápido, com duração média de 12 a 18 meses.

Aparelho Autoligado

O aparelho Autoligado é similar ao aparelho metálico convencional, porém ele não possui borrachinhas. No aparelho autoligado o próprio braquete possui uma tampinha que se fecha e prende o fio metálico ao aparelho.  Esse sistema permite um menor atrito do fio metálico com a “canaleta” do braquete, o que possibilita a aplicação de uma força mais suave e menos incômoda ao paciente, tonando o tratamento menos doloroso do que com o uso dos aparelhos convencionais.

Além disso, a ausência das borrachinhas diminui o o acúmulo de bactérias no aparelho, evitando cáries, cálculo dentário, mau hálito e outros problemas bucais.

Aparelho Fixo Covencional

O aparelho fixo convencional é o tipo de aparelho mais comum do mercado, ele possui bandas, fios e braquetes metálicos. Os fios passam pelos braquetes fixados nos dentes e exercem uma força que move e posiciona os dentes de maneira correta. Durante o tratamento, é necessário que o paciente faça várias visitas ao consultório do dentista para que o aparelho possa ser ajustado gradualmente até que todos os dentes estejam posicionados corretamente.

O aparelho fixo metálico é indicado para quase todas as correções ortodônticas, seu custo é mais em conta e pode ser utilizado em qualquer idade. Além disso, hoje em dia os materiais são mais anatômicos, o que os torna mais confortáveis que os aparelhos fixos antigos.

Ortopedia Funcional dos Maxilares

É uma especialidade da odontologia que soluciona problemas ósseos, musculares, alinhamento de dentes, funcionamento do maxilar e problemas de articulação. O tratamento realizado é indolor e pouco invasivo, pois é baseado na utilização de aparelhos móveis que remodelam as estruturas ósseas, musculares e de articulação da face através de estímulos sensoriais, promovendo a melhora da funcionalidade da arcada dentária.

Ela pode tratar a maior parte dos distúrbios odontológicos relacionados à arcada e ao maxilar. Tais como bruxismo, apneia do sono, dores de cabeça, dor de ouvido, dentição torta, posição errada de queixo, mordida cruzada ou aberta, lábios abertos, mau posicionamento da língua e barulhos do maxilar durante a mastigação.

A técnica da ortopedia funcional dos maxilares consiste em tratar, inicialmente, os problemas de estrutura óssea ou muscular da região da face, para depois alinhar problemas dentários.

A utilização de aparelhos fixos pode ser necessária em algumas fases do tratamento para alcançar a excelência do resultado, mas este não é o foco principal da técnica.