Sedação Consciente, você sabe o que é isso?

O medo de dentista é ainda um grande desafio para a odontologia. Medo este que pode ser adquirido durante a infância ou por relatos de outros pacientes que tiveram experiências traumáticas. Porém, esse medo pode ser reduzido com a utilização da mistura de óxido nitroso com oxigênio, que faz com que o paciente fique mais colaborativo ao procedimento.

O que é a sedação com óxido nitroso?
O óxido nitroso é um gás que quando misturado com oxigênio e inalado, tem ação sobre o sistema nervoso central controlando a ansiedade e levando ao relaxamento.
Ele é utilizado para que o paciente não sinta dor e permaneça consciente. Por este motivo, o procedimento é conhecido também como Sedação Consciente.
A sedação com óxido nitroso é um processo simples, não invasivo e de ação analgésica e ansiolítica para o paciente.

Como é feita?
A sedação é feita por meio da inalação da mistura do óxido nitroso com o oxigênio na proporção de, no máximo, 70% de óxido. A sua ação é imediata, controlada pelo dentista, mas sem privar o paciente da reação a estímulos, mesmo sedado.

Qualquer dentista pode realizar a sedação?
Mesmo que a aplicação seja simples e permitida pelo Conselho Federal de Odontologia (CFO) desde 2004, o profissional que ministrará a sedação deve ser capacitado e habilitado para o procedimento por meio de curso teórico e prático.

Quais são as suas vantagens?
– Ação rápida, não invasiva e segura;
– Efeito anestésico, aumentando a tolerância à dor;
– Alívio do estresse e ansiedade;
– Não é metabolizado pelo organismo (só faz efeito enquanto é inalado);
– Recuperação rápida.

Existe contraindicação para esse tipo de sedação?
Não existe contraindicação ou limite de idade para o uso da sedação com óxido nitroso. Apesar de não haver contraindicações, existem condições que podem dificultar a sedação, como pacientes com problemas críticos de rinite ou sinusite, pois ter as vias nasais abertas é indispensável para a inalação e efeito do gás.

A sedação com óxido nitroso substitui a anestesia local?
A ação anestésica da sedação com óxido nitroso aumenta a tolerância à dor, fazendo com que haja a diminuição do uso da anestesia local, mas não a sua substituição, isso vai depender da complexidade do tratamento.