Neoclin

Saiba mais sobre a Toxina Botulínica

O Botox – Toxina Botulínica é realizado a partir de um protocolo exclusivo que age paralisando a musculatura onde é realizada a aplicação, desta forma ameniza rugas já existentes e previne marcas e linhas de expressão futuras. O procedimento é seguro e os resultados variam, pois dependem da resposta de cada organismo. Tudo ocorre de acordo com o tempo em que o músculo voltará a contrair-se, isto pode ser de forma lenta e gradual.

O que é?

Também chamada popularmente de botox, a toxina botulínica nada mais é do que uma substância produzida pela bactéria Clostridium botulinum.

A toxina é purificada e utilizada com o objetivo de evitar a contração muscular provocando o relaxamento da região e reduzindo assim rugas e linhas de expressão provocadas pelo envelhecimento natural da pele ou pela ativação frequente da área.

Como funciona?

A toxina botulínica é um poderoso paralisante muscular. Basicamente, ela bloqueia a comunicação do nervo com o músculo e impede que este contraia. Este efeito é temporário, durando em torno de seis meses. Quando aplicada corretamente, a toxina botulínica atrofia e enfraquece os músculos que causam as rugas de expressão. O resultado é uma aparência mais jovial e com aspecto menos cansado.

O tratamento com toxina botulínica é rápido e quase não provoca dor. A aplicação é feita no consultório e leva poucos minutos, durante os quais a profissional aplica um anestésico tópico para garantir maior conforto durante o procedimento.

Na sequência, a substância é injetada com a ajuda de uma agulha fina. Em geral, o paciente volta ao consultório cerca de 15 dias depois para observação.

Os resultados duram entre 6 e 14 meses, já que a paralisia muscular vai diminuindo de maneira progressiva. O ideal é que o paciente faça o tratamento de maneira preventiva, evitando esperar o surgimento de novas rugas para fazer uma nova aplicação.

Quem pode fazer?

O procedimento é indicado para pacientes que apresentam rugas e marcas de expressão provocadas pelo envelhecimento natural da pele ou pela hiperatividade da musculatura da região, que pode deixar marcas a partir dos 20 anos.

A toxina botulínica também é indicada para o tratamento de enxaquecas, DTM, bruxismo ou cefaleias tensionais e sorriso gengival.

Quais são os principais benefícios?

A aplicação da toxina botulínica traz uma série de vantagens para pacientes que fazem uso da substância. Os mais importantes são:

  • Minimiza os efeitos da hiperatividade da musculatura do rosto, que é responsável pelo surgimento de rugas dinâmicas;
  • Suaviza linhas e marcas de expressão provocadas pelo envelhecimento natural da pele;
  • Melhora a autoestima;
  • Deixa o rosto com aparência descansada e relaxada;
  • Pode ser utilizada de maneira preventiva, evitando a formação de marcas de expressão;
  • É possível suavizar rugas de diversas áreas de face, como pés de galinha, marcas entre as sobrancelhas e na testa em uma única visita ao consultório;

O tratamento pode ser utilizado para modificar a posição de estruturas anatômicas da face, como elevar as sobrancelhas, o canto da boca, evitar que a gengiva fique exposta ou que a ponta do nariz fique projetada para baixo ao sorrir.

O tratamento com Toxina Botulínica têm contraindicações?

Embora seja um procedimento muito seguro e testado com sucesso em pacientes em todo o mundo, a toxina botulínica não é indicada para gestantes e lactantes, já que não há relatos de estudo da segurança em pacientes com esse perfil.

O tratamento também não é indicado para pacientes com sensibilidade conhecida a toxina botulínica do tipo A ou em crianças.

Nossa clínica conta com duas profissionais especializadas na área da harmonização orofacial para atender todas as necessidades dos nossos pacientes.