Quando deve acontecer a primeira visita ao odontopediatra?

Baseada no aspecto da prevenção, a primeira visita ao odontopediatra deve ser agendada o mais cedo possível. Não há um consenso sobre quando isso deve acontecer, se antes ou depois do aparecimento do primeiro dentinho.  Entretanto, é indispensável que o bebê receba cuidados rotineiros de higienização da gengiva a partir do terceiro mês. 

Já por volta dos seis meses, quando o primeiro dente de leite começa a despontar, os cuidados também envolvem técnicas para o alívio do desconforto na gengiva. Nesses casos, os pais devem estar preparados para fazer massagens e utilizar os recursos ideais como mordedores, por exemplo. 

Outro aspecto fundamental é a higienização com escova. Esse hábito deve começar logo ao nascer do primeiro dente. 

Pode parecer complicado cumprir todas as rotinas em cada fase. Mas os pais podem ficar tranquilos. O acompanhamento do profissional de odontopediatria irá garantir que a criança receba os devidos cuidados. Incluindo os que precedem o aparecimento da dentição primária. 

Fique atento, pois assim como indicado para os adultos, as visitas periódicas dos pequenos ao dentista também devem ser feitas a cada seis meses.