Neoclin

Odontopediatria Lúdica

Quando uma criança tem seu primeiro atendimento odontológico da maneira certa, torna-se um adulto livre de traumas e de problemas bucais, ou até mesmo, crianças que tiveram uma experiência pouco positiva em tratamentos anteriores, conseguem uma experiência nova, com um tratamento feito da maneira ideal para os pequenos. Através da prevenção, queremos crianças (e futuros adultos) livres de cáries e com desenvolvimento facial adequado.

Como funciona

A primeira visita ao dentista traz muita insegurança aos pequenos e até aos seus pais devido ao local e pessoas desconhecidas. Com alguma preparação e ajuda dos pais, conseguimos deixar a criança mais à vontade antes mesmo dela chegar na clínica. Conseguimos até mesmo desenvolver a expectativa e desejo da criança voltar para as revisões.

A atenção às particularidades de cada faixa etária é necessário durante o atendimento odontopediátrico para que este atinja os resultados planejados, envolvendo a criança de modo participativo e eficaz.

Na idade infantil, o lúdico tem uma importante finalidade pedagógica, possibilitando à criança aprender sobre o mundo, sobre as pessoas e sobre si mesma. Desta forma, o diálogo, as fantasias e as brincadeiras devem ser a base do relacionamento na odontopediatria. E assim, diante da extrema sensibilidade infantil à linguagem e à comunicação não verbal, o lúdico se traduz como uma das formas mais eficazes de envolver a criança no processo preventivo das doenças bucais.

Uma parte importante na nossa consulta odontológica é o ambiente lúdico, com jalecos coloridos, de personagens de desenhos animados, luvas coloridas, máscaras e toucas divertidas; desta forma, a criança não irá associar a cor do jaleco com alguma possível desagradável experiência anterior. Inclusive incentivamos que a própria criança venha até a clínica fantasiada para ter uma experiência mais positiva ainda. Nossa  equipe está preparada para entrar no mundo infantil  do seu filho (a) e se dedica para transformar a consulta ao dentista algo prazeroso e inesquecível.

Como introdução a este mundo lúdico indicamos um livro da autora Bianca Fiorentin (colega da Dra. Fabiola no mestrado em odontopediatria), onde seu filho(a) terá a oportunidade de fazer uma VIAGEM AO CONSULTÓRIO DO DENTISTA, sendo totalmente preparado e antecipado quanto às experiências que viverá em sua primeira consulta, podendo inclusive, ouvir os barulhos dos instrumentos que o dentista irá utilizar. Caso deseja saber mais sobre este livro clique aqui.

Clique na imagem para ir até sugestão de site onde está disponível para compra.

Pré Natal Odontológico

Poucas pessoas sabem, mas o cuidado com a saúde dental dos pequenos não começa quando os primeiros dentinhos nascem, começa com o bebê ainda na barriga da mamãe!

O pré natal odontológico é um acompanhamento que visa orientar as gestantes sobre os cuidados com a própria saúde bucal.

Durante a gravidez ocorrem alterações hormonais que impactam na saúde bucal da mãe. Entre as mudanças percebidas estão a sensibilidade da gengiva e o aumento da vascularização em toda a mucosa bucal. É importante dar início ao acompanhamento odontológico desde cedo porque é durante a gestação que a mamãe pode buscar informações para garantir a ótima saúde bucal do seu filho.

Primeira consulta

A primeira consulta para crianças até 5 anos é o momento onde a Dra. Fabíola Romitti senta com os pais para uma conversa sobre todos o histórico e hábitos da criança. Nesse momento, a Dra. também realiza uma apresentação onde explica exatamente o que pode acontecer no futuro: as próximas fases de desenvolvimento, quando vai nascer cada dente, como o comportamento da criança pode ser alterado durante as consultas; a importância da alimentação saudável, recomendação de escova, creme dental e fio dental ideal para cada idade; além de dicas de como reagir a situações de emergências, traumas dentários ou dor.

Em seguida é a vez da criança receber as informações necessárias para o atendimento. A Dra. Fabíola conversa com ela, mostra todo o consultório lúdico, como tudo funciona e os sons de cada equipamento para a criança se familiarizar com o ambiente. Logo após a Dra. Encaminha a criança para o consultório odontológico, realiza uma profilaxia dentária, avalia os dentinhos da criança e a partir daí começa a jornada de cuidados com a saúde bucal.

Com isso, os pais saem preparados para fornecer todo o cuidado e atenção durante essa fase tão importante para o desenvolvimento da criança e ela sai da Neoclin com uma experiência positiva do consultório da “tia Fabi” e com o desejo de retornar.