LPRF (fibrina rica em plaquetas e leucócitos)

Com a perda dos dentes, é comum que também se perca ossos e partes do tecido gengival, desestruturando a sustentação da dentição. Isso faz com que implantes, próteses e demais procedimentos não sejam viáveis. Para recompor a estruturação dentária, é necessária uma cirurgia de enxertos ósseos e gengivais e o LPRF contribui para tornar as cirurgias de enxertos menos dolorosas e traumáticas para o paciente. Desta forma, é possível restabelecer a estrutura da arcada dentária, possibilitando, assim, um novo sorriso com melhores resultados e conforto pós cirúrgicos.

O tratamento com L-PRF

 A Fibrina Rica em Plaquetas e Leucócitos (L-PRF – Leukocyte Platelet Rich Fibrin) surge no mercado odontológico para tornar as cirurgias de enxertos menos dolorosas e traumáticas para o paciente. Desenvolvida pelo médico francês Joseph Choukroun, há cerca de 10 anos, essa técnica atualmente se popularizou na Europa e nos Estados Unidos e está em constante expansão pelo mundo. Pesquisas científicas que embasam sua eficácia e funcionalidade dão ainda mais credibilidade para este novo método de cicatrização. 

Vantagens da cirurgia com a L-PRF

 Derivado do sangue do paciente, este biomaterial transforma as células-tronco em células específicas para a formação de ossos ou gengiva, o que potencializa a efetividade de cirurgias, acelerando os efeitos de cicatrização e cura. A resposta biológica ocasionada por esse elemento é muito melhor comparada a do plasma convencional utilizado para esse tipo de processo cirúrgico. Enquanto o plasma age por 14 horas, a L-PRF mantém-se atuante por 14 dias, auxiliando a cicatrização das feridas da cirurgia, garantindo melhores resultados. 

O processo e aplicação

Após a centrifugação do sangue, são obtidos, sem nenhum tipo de aditivo, os concentrados leuco-plaquetários. Coletados e separados do restante do sangue, estes materiais resultam em estímulos protetores e de crescimento. 

Para a aplicação, estes materiais são compactados em membranas ou plugs. Quando compactado em membranas, estes concentrados são suturados para aumentar o tecido gengival, já em forma de plugs, sendo associados aos ossos para preencher e dar volume para a região.

Conquistas através do avanço tecnológico

Este novo procedimento cirúrgico é ocasionado a partir dos avanços conquistados por meio da engenharia genética e proporciona resultados muito melhores para as cirurgias de enxertos ósseos e gengivais. Ele também torna o processo de cicatrização muito mais rápido e eficiente e bem menos doloroso para o paciente, podendo ser utilizado até mesmo para cicatrizar extrações dos dentes do siso. Os resultados a partir da técnica de cicatrização L-PRF são considerados melhores e mais previsíveis por não trazerem riscos para a saúde como reações alérgicas e rejeições. Esta técnica pode ser utilizada em enxertos, estruturando a arcada dentária para a possível colocação de implantes dentários, mas também pode ser usada em outros tipos de cirurgias, promovendo rápida melhora e cicatrização. 

Na Neoclin Odontologia Digital, contamos com tratamentos avançados para melhor atendê-lo. Dr Douglas Romitti tem especialização em Implantes dentários e habilitação para o uso desta nova técnica desde o ano de 2015 e lhe indicará os melhores métodos para o seu caso, lhe proporcionando um sorriso mais bonito por meio de equipamentos e técnicas modernas e eficazes.