Neoclin

Hipomineralização Molar Incisivo (HMI)

O que é?

 A Hipomineralização Molar Incisivo é um distúrbio de desenvolvimento do esmalte dentário que afeta de um a quatro molares permanentes com ou sem envolvimento dos incisivos. Tem como etiologia principalmente os fatores sistêmicos, como as doenças infecciosas ocorridas de 0 a 3 anos de idade, associadas à febre alta e uso de medicação antibiótica. As deficiências nutricionais, exposição a poluentes, complicações pré e pós-parto, componentes genéticos, entre outros, também são estudados como possíveis fatores etiológicos.

Estas alterações apresentam-se como um defeito qualitativo do esmalte, com características clínicas que variam de opacidades demarcadas branco-creme a amarelo-acastanhado, que podem levar a fraturas pós-eruptiva do esmalte com perdas estruturais de leve a severa e restaurações atípicas.

Sintomas da HMI

As crianças acometidas, frequentemente relatam dor nos dentes afetados, com sensibilidade à escovação e mastigação, podendo manifestar comportamentos negativos durante o tratamento odontológico.

Como identificar?

  • Manchas escurecidas nos primeiros molares ou incisivos
  • As manchas são na maioria das vezes concentradas
  • Aspecto de esmalte poroso
  • Fragilizado e quebradiço
  • Presença de sensibilidade em alguns casos

Tratamento

É importante que a HMI seja diagnosticada o mais cedo possível, garantindo que um tratamento adequado possa ser realizado e em um período de tempo ideal. A detecção precoce, logo após a erupção do dente afetado, possibilita que as medidas preventivas adequadas sejam tomadas e uma maior quantidade de tecido dentário seja preservada. A informação sobre a complexidade do caso possibilita que os pais e responsáveis se engajem no acompanhamento longitudinal do tratamento dessas crianças.

“Crianças que apresentam HMI têm necessidade de tratamentos restauradores cerca de 10 vezes maior do que crianças sem HMI. “(Jalevik & Klingberg, 2002)

O acompanhamento clínico ao longo do tempo de pacientes com HMI é de suma importância, pois ainda permanece relativamente desconhecida. Normalmente, os dentes envolvidos na HMI estão associados à experiência de dor e sensibilidade à escovação, além do comprometimento estético quando há o envolvimento dos incisivos (dentinhos da frente).

Referências: REVODONTO. Hipomineralização de molar-incisivo (HMI) relato de caso e acompanhamento