Neoclin

Odontologia Digital

Com o avanço da era digital todas as áreas evoluíram e uma delas foi a Odontologia. Antigamente, para fazer um dente de porcelana, demorava muito tempo e muitas consultas eram realizadas e hoje é possível realizar esse processo em até no máximo 2 horas, graças a Odontologia Digital.

A Odontologia Digital está avançando muito no Brasil e cada vez mais, a solução para o tratamento dos pacientes está ficando mais rápida, fazendo com que o trabalho do dentista tenha mais precisão, evitando erros e eliminando o desconforto dos pacientes. A tecnologia digital se torna uma aliada ao profissional, e quem trabalha com a tecnologia a seu favor atua no mundo físico e no mundo virtual. Nossa clínica é pioneira nesse segmento na região norte do estado e estamos sempre em busca de aperfeiçoamento e novidades.

Quando falamos em Odontologia Digital, é quase impossível não destacar a importância do sistema CEREC CAD/CAM nessa nova realidade. Com ele, o prognóstico ficou mais preciso, as decisões clínicas sobre quais dentes devem ser restaurados ou substituídos ficaram mais seguras e a tranquilidade em determinar o nível de durabilidade funcional e estética de um tratamento também é muito maior. Em resumo: a reabilitação bucal ganhou novas perspectivas.

É preciso ter em mente que trabalhar com Odontologia Digital é atuar em dois mundos distintos: o mundo real (físico) e o mundo virtual (digital). Os pacientes, que pertencem ao mundo real, precisam ser “digitalizados” para que o tratamento tenha início. Esse é o primeiro passo de um processo que pode ser dividido em 3 etapas:

  • Etapa 1 – Processo de captura das informações: câmeras de foto e vídeo, escâneres intraorais 3D e tomografias computadorizadas são as ferramentas utilizadas para trazer o paciente para “dentro” dos softwares interdisciplinares, ou seja, o dentista faz uma moldagem virtual do paciente.
  • Etapa 2 – Processo de planejamento em softwareapós a captura das informações, é momento de projetar/desenhar os aparatos necessários para o tratamento. E não há nada que hoje não possa ser projetado por um software, desde restaurações, lâminas e coroas, até guias cirúrgicos e alinhadores ortodônticos. Já existem softwares específicos para todas as necessidades.
  • Etapa 3 – Processo de fresagem ou impressão 3D: a partir do momento que temos todos os elementos projetados pelo software, é preciso retornar ao mundo físico e transformar o projeto digital em um produto real, o que pode ser feito através de duas tecnologias diferentes. A fresagem é uma forma subtrativa em que o profissional escolhe um bloco maciço de material (ex.: cerâmica, resina, zircônia etc.) que será colocado na fresadora e reduzido até que reste só o elemento projetado. A impressão 3D é uma forma aditiva, em que o produto é criado sobre um modelo de polímero.

Definitivamente, a Odontologia Digital é um verdadeiro avanço para qualquer consultório. Os equipamentos também estão cada vez menores, portáteis e mais acessíveis, o que significa que, em um futuro próximo, mais pessoas poderão contar com esse tipo de tecnologia.

De fato, a odontologia na era digital está a serviço daqueles que tem visão e iniciativa. Para nós, é um privilégio poder investir em equipamentos inovadores, atualização e capacitação, buscando sempre o que há de melhor para nossos pacientes.